5 de outubro de 2010

AGENDA 21 NA ESCOLA

O que é a Agenda 21?


É uma agenda de compromissos e ações sustentáveis para o Século XXI. Ela foi assinada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, conhecida como Rio-92. Na Agenda 21 estão definidos os compromissos que 179 países assumiram de construir um novo modelo de desenvolvimento que resulte em melhor qualidade de vida para a humanidade e que seja econômica, social e ambientalmente sustentável.


Desde 2002, o nosso país tem a Agenda 21 Brasileira, feita com a participação de cerca de 40 mil pessoas. A Agenda 21 tem como referência a Carta da Terra, um documento internacional que trata de como cuidar do nosso Planeta.



O que é a COM-VIDA?



A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - Com-vida - é uma nova forma de organização na escola, que junta a ideia dos jovens da I Conferência de criar "conselhos de meio ambiente nas escolas", com os Círculos de Aprendizagem e Cultura. Estudantes são os principais articuladores da Com-vida, podendo ser:



. O delegado ou delegada eleitos na Conferência de Meio Ambiente na escola;



. Grupos de estudantes que já realizam ações na área;



. Grêmio estudantil preocupado com o tema.



Pensando bem, Com-vidas podem ocorrer também em outros espaços e juntando gente de empresas, organizações da comunidade, Associações (de bairro, de moradores), em Organizações Não-Governamentais (ONGs), igrejas, Comitês de Bacias Hidrográficas etc.



O mais importante é que a ideia da Com-vida seja implementada por gente interessada pelos temas ligados à melhoria da qualidade de vida a partir do meio ambiente conservado e recuperado. Esse processo deve ser iniciado na escola, a partir da iniciativa dos estudantes, sempre contando com o apoio dos professores, ampliando pouco a pouco para toda a escola e comunidade.



O principal papel da Com-vida é realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, contribuiNDO assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável.



Os grandes objetivos da Com-vida na escola são:



. Desenvolver e acompanhar a Educação Ambiental na escola de forma permanente;



. Ajudar a cuidar do Brasil, assumindo como orientação a Carta das Responsabilidades "Vamos Cuidar do Brasil";



. Fazer a Agenda 21 na Escola.



Quem participa da COM-VIDA?



A Com-vida faz parte da comunidade escolar. Todas as pessoas e organizações envolvidas com o tema na escola podem participar. Além delas, a escola pode convidar outras pessoas e organizações comprometidas com o meio ambiente. A melhor forma de participar é tomar a iniciativa e reunir pessoas em torno desse movimento por um mundo melhor.



De uma forma geral, participam da Com-vida na escola: estudantes, professores, funcionários (como por exemplo, as merendeiras, vigilantes, pessoal da limpeza, secretárias etc.), pessoas da comunidade, como pais, mães, avós, vizinhos...



Como formar a COM-VIDA na escola?



A Com-vida começa reunindo quem participou da Conferência de Meio Ambiente na Escola, de projetos e ações a partir do meio ambiente na escola e outras pessoas que se interessam pelo tema. Vale também convidar organizações já existentes na escola, como Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Mestres e Conselho Escolar para verificar se existem outras ações acontecendo e unir forças para as próximas.



CONSTRUINDO A AGENDA 21 NA ESCOLA







Para compreender a Agenda 21



A Agenda 21 Global é um programa de ação que 179 países assumiram para cuidar do planeta. Ela tem 40 capítulos que mexem com tudo, do ar ao mar, da floresta aos desertos; propõe estabelecer uma nova relação entre países ricos e pobres.



Na Agenda 21, como em qualquer agenda, estão marcados os compromissos da humanidade com o Século XXI, para garantir um futuro melhor para o planeta, respeitando o ser humano e o seu ambiente.



Além desse compromisso global, os países participantes da Conferência Rio-92 decidiram criar Agendas 21 nacionais e propor que todos os municípios, bairros e comunidades realizassem Agendas 21 Locais.



Agenda 21 Brasileira



Depois da Rio-92 cada país teve como tarefa elaborar a sua Agenda 21. No Brasil este processo começou com a criação, em 1997, da Comissão de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Brasileira - CPDS. A comissão, seguindo as orientações da Agenda 21 Global, envolveu 40 mil pessoas no país todo e concluiu a Agenda 21 Brasileira em 2002. Ela tem 21 objetivos que buscam tornar o nosso país um exemplo de proteção da natureza, fortalecendo a economia e a justiça social.



Agenda 21 Local



Qualquer grupo ou comunidade pode organizar a sua própria Agenda 21 local para desenvolver um processo de planejamento local, sempre em parceria entre o governo e sociedade.



Na Agenda 21 local são sempre bem-vindos pessoas e grupos que queiram cooperar, discutindo, reformando e propondo ações que transformem a realidade atual naquela desejada por todos.



Agenda 21 na Escola



No nosso caso, a Agenda 21 é um instrumento para a Com-vida planejar suas atividades, fazer projetos coletivos que possam realmente transformar a realidade, aumentar seu diálogo com a comunidade de seu município, e se ligar em uma proposta de Agenda global.


FONTE: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/educacao-ambiental-int15.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário