23 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA ATIVIDADE SOBRE O IMC DO TP1

PREFEITURA MUNICIPAL DE RUSSAS

Secretaria Municipal da Educação

e do Desporto Escolar - SEMED

ESCOLA MUNICIPAL JOANA ALVES DE SOUSA DE

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

CURSISTA: Francisco Evenilson da Silva

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 7º Ano TURNO: Manhã

Nº ALUNOS MATRICULADOS: 30

Nº ALUNOS PRESENTES: 30

RELATÓRIO DA ATIVIDADE SOBRE O IMC


Ao iniciar o estudo com os alunos da 7ª série da Escola Municipal Joana Alves de Sousa de Educação Infantil e Ensino Fundamental fiz uma rápida explanação sobre os hábitos alimentares da nossa comunidade, diagnosticamos o que era saudável na mesma e também quais aspectos poderíamos melhorar esses hábitos, fizemos uma listagem de alimentos que eles consideram saudáveis.. Relembramos mais uma vez o IMC (Índice de Massa Corpórea) de sua importância para a saúde do corpo. Fiz na lousa uma explicação mais uma vez de como calcular o IMC e qual o valor mais adequado para as pessoas. Em seqüência entreguei uma cópia das atividades proposta do AA1. Dividi a classe em grupos de 3 pessoas, onde os mesmos iriam fazer os exercícios propostos, onde tinha uma atividade para calcular o Índice de massa corpórea de uma pessoa de 1,70 m por tentativa, lembrando que a meta seria 25 kg/m². Depois cada um, ajudados pelos colegas realizariam cálculos também por estimativas para que seus IMC chegassem a 25.
Em seguida, entreguei a cada grupo, diferentes quantidades de objetos para que os mesmos dividissem entre sim para que o mais velho do grupo recebesse 2 a mais que o mais novo e do meio recebem 1 a mais que o mais novo. A princípio, eles acharam um pouco difícil, mas instigado para desenvolver essa atividade conseguiram fazer, depois fui trocando as quantidades e aos poucos foram realizando os cálculos.
Concluída a atividade, expliquei que poderíamos fazer essa atividade com a uma equação do 1º grau, ou seja, o mais velho ganharia “x+1”, o do meio “x” e o mais novo “x – 1”.
A equação seria do tipo (x+1)+x +(x - 1)=18, ou o 18 é uma das quantidades de objetos entregados.
Avaliando tudo, eles acharam a atividade bastante envolvente, comentei com eles que para se realizar algo é necessário querer e buscar consegui-lo e que só conseguimos se tentar, mesmo errando. Vejo os trabalhos deles como sendo produtivos necessitando exercitar ainda mais o raciocínio lógico e a força de vontade dos mesmos.
FRANCISCO EVENILSON DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário