22 de novembro de 2009

RELATÓRIO SOBRE A CONFECÇÃO DE FRACTAIS


PREFEITURA MUNICIPAL DE RUSSAS

Secretaria Municipal da Educação

e do Desporto Escolar - SEMED

ESCOLA MUNICIPAL JOANA ALVES DE SOUSA DE EDUCAÇÃO

INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

CURSISTA: Francisco Evenilson da Silva

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 7º Ano

TURNO: Manhã

Nº ALUNOS MATRICULADOS: 30Nº ALUNOS PRESENTES: 30

RELATÓRIO DA ATIVIDADE

Ao iniciar o estudo com os alunos da 7ª série da Escola Municipal Joana Alves de Sousa de Educação Infantil e Ensino Fundamental fiz uma rápida explanação sobre os cálculos que envolvem perímetros e áreas de figuras planas quadriláteras, ou seja, retângulo, quadrado, paralelogramo e demais figuras de quatros lados. Lembrei para os alunos que para calcular o perímetro somamos todas as dimensões da figura e a área, multiplicamos a base pela altura.

Em seguida entreguei o modelo do Fractal proposto na atividade do Gestar. Utilizando três lápis de cores diferentes instruir que cada aluno pintasse cada retângulo do fractal de uma cor, seguindo a ordem dos tamanhos, isto é, os retângulos de tamanhos iguais deveriam ser pintados da mesma cor. Feito isso pedi para que eles me acompanhassem na dobradura da figura começando pelo retângulo maior. Com o auxílio de tesouras cortamos os traços em forma de linhas e dobramos os traços pontilhados.

Feitos todos os cortes necessários e dobraduras pedir que cada aluno colassem seus fractais em uma cartolina lembrando para não colar as partes cortadas. Depois mostrei a eles como fazer para dobrar o desenho a meio deixando as partes cortadas saliente de maneira a forma um desenho. A princípio os alunos acharam complicado mais aos poucos foram conseguindo, buscaram também a ajuda dos colegas.

Terminado essa parte falei para eles que havíamos feito duas coisas ao menos tempo estávamos estudando arte e a geometria. Agora iríamos aproveitar a figura para calcular os diferentes perímetros e áreas formadas pelos retângulos do Fractal. Cada aluno fez suas medidas utilizando réguas, lápis e borracha e de suas maneiras fizeram os cálculos pedidos.

FRANCISCO EVENILSON DA SILVA

Um comentário:

  1. Não conhecia essa figura, bastante interessante, e o legal é que os alunos se envolvem mesmos com essas atividades.

    ResponderExcluir